Conteúdos de Empreendedorismo

São milhares de conteúdos de empreendedorismo, marketing e gestão de pessoas. Conteúdos incríveis que vão ajudar em suas tomadas de decisão e expandir seu empreendimento.

Dicas para você empreender

Conteúdos de empreendedorismo gratuitos para você alavancar seu potencial.
Explore ao máximo a CuboUP!

Cursos para Empreendedores

Confira também uma incrível seleção de cursos online para empreendedores.

Conteúdos de Empreendedorismo

Novos conteúdos de empreendedorismo​

Confira os mais recentes conteúdos sobre empreendedorismo e gestão na CuboUP.

Como Criar uma Empresa de Pesquisa
Empreendedorismo

Como Criar uma Empresa de Pesquisa

Se você gosta de promover pesquisas de alta qualidade, pode estar interessado em abrir uma empresa de pesquisa. O objetivo principal de uma empresa de pesquisa é descobrir e analisar dados para relatar aos clientes.

Leia Mais »
10 Formas de Melhorar suas Habilidades de Gerenciamento de Tempo
Empreendedorismo

10 Maneiras de Melhorar suas Habilidades de Gerenciamento de Tempo

Habilidades de Gerenciamento de Tempo: O domínio das habilidades de gerenciamento de tempo permite que um profissional cumpra suas responsabilidades diárias de forma rápida e eficaz. Se você é um profissional que considera o gerenciamento do tempo um desafio, pode ser útil conhecer diferentes técnicas que você pode usar para desenvolver as habilidades de gerenciamento do tempo.

Leia Mais »
Negócios Lucrativos em Pequenas Cidades
Empreendedorismo

17 Negócios Lucrativos em Pequenas Cidades Brasileiras em 2022

Negócios Lucrativos em Pequenas Cidades: Veja 17 Negócios Lucrativos em Pequenas Cidades Brasileiras em 2022. Confira dicas incríveis para investir em negócios lucrativos em pequenas cidades, negócios que possivelmente você terá menos custo de investimento e lucros num menor período de tempo. Porém, antes de tudo é importante você estudar sobre o negócio que deseja investir, por mais que a cidade seja de pequeno porte, os resultados positivos não serão rápidos.

Leia Mais »

Empreendedorismo CuboUP: Conteúdos de empreendedorismo com Dicas Incríveis para dar um UP no seu Projeto

No portal CuboUP você encontra uma seleção de conteúdos de empreendedorismo, planejamento, marketing, gestão de pessoas e ainda, biografias de grandes empreendedores do Brasil e do Mundo. Os conteúdos apresentados aqui são gratuitos para você empreender e dar um UP no seu negócio!

Conteúdos de Empreendedorismo, Marketing, Planejamento e Gestão

Confira abaixo os novos artigos da CuboUP, são conteúdos bem estruturados com detalhes que o ajudarão nas estratégias do seu negócio.

Montar uma Pousada
Turismo

Como Montar uma Pousada

Confira conteúdo detalhado sobre como montar uma pousada com informações sobre o potencial do segmento e perfil atual do mercado.

Montar uma Loja de Ferragens
Construção e Reforma

Como Montar uma Loja de Ferragens

Confira conteúdo detalhado sobre como montar uma loja de ferragens com informações sobre o potencial do segmento e perfil atual do mercado.

Conteúdo com a Biografia dos Maiores Empreendedores do Brasil e do Mundo

Acompanhe a biografia empreendedora dos principais nomes do Brasil e do Mundo.
São artigos completos, pesquisados e escritos por redatores da equipe CuboUP.
Este projeto é mantido e atualizo com frequência. As biografias fazem parte do projeto “Biografias de Empreendedores do Brasil e do Mundo” mantido por CuboUP.

Biografia de Abilio Diniz
Biografia

Abilio Diniz: Conheça a Trajetória Empreendedora do Fundador do Grupo Pão de Açúcar

Confira a Biografia Empreendedora de Abilio Diniz, neste conteúdo apresentamos que durante toda sua trajetória empreendedora, Abilio sempre se mostrou um visionário em seus objetivos. Apesar de algumas dificuldades, Abilio Diniz buscava soluções práticas para encontrar caminhos alternativos rumo ao sucesso. Frases como “Seja o condutor do carro da própria vida”, mostra o quanto Abilio sempre demonstrou seguir caminhos alternativos para soluções práticas.

Dulce Pugliese: Conheça a Trajetória Empreendedora de Pugliese do Grupo Dasa

Confira a Biografia Empreendedora de Dulce Pugliese, neste material apresentamos que durante toda sua trajetória sempre se mostrou uma visionária em seus objetivos. Apesar de algumas dificuldades, Dulce Pugliese buscava soluções práticas para encontrar caminhos alternativos rumo ao sucesso. Frases como “Reduzir infecção hospitalar corta custo”, mostra o quanto Pugliese sempre demonstrou enxergar alternativas para soluções práticas.

Edivan Costa
Biografia

Edivan Costa: Conheça a Trajetória Empreendedora do CEO da SEDI

Confira a Biografia Empreendedora de Edivan Costa, neste material apresentamos que durante toda sua trajetória sempre se mostrou um visionário com seus objetivos. Apesar de algumas dificuldades, Edivan Costa buscava soluções práticas para encontrar caminhos alternativos rumo ao sucesso. Frases como “Eu comecei do -1”, mostra o quanto Edivan sempre demonstrou determinação mesmo nas dificuldades do momento.

Frederico Trajano
Biografia

Frederico Trajano: Conheça a Trajetória Empreendedora do CEO da Magazine Luiza

Confira a Biografia Empreendedora de Frederico Trajano, neste material apresentamos que durante toda sua trajetória sempre se mostrou um visionário com seus objetivos. Apesar de algumas dificuldades, buscava soluções práticas para encontrar caminhos alternativos rumo ao sucesso. Frases como: “As empresas brasileiras têm o direito e condições de inovar” mostra o quanto Frederico Trajano se mostrava preocupado em agregar valor ao universo empreendedor no Brasil.

Antônio Luiz Seabra
Biografia

Antônio Luiz Seabra: Conheça a Trajetória Empreendedora do Fundador da Natura

Confira a Biografia Empreendedora de Antônio Luiz Seabra, neste material apresentamos que durante toda sua trajetória sempre se mostrou um visionário com seus objetivos. Apesar de algumas dificuldades, buscava soluções práticas para encontrar caminhos alternativos rumo ao sucesso. Frases como: “Nenhum homem é uma ilha” mostra o quanto Seabra se mostrava preocupado em agregar valor com uma equipe ao seu lado.

A história do empreendedorismo e do comércio

Acredite ou não, os primeiros empreendedores remontam a quase 20.000 anos atrás. O primeiro comércio conhecido entre humanos ocorreu na Nova Guiné por volta de 17.000 aC, onde os locais trocavam obsidiana (um vidro vulcânico valorizado por seu uso em ferramentas de caça) por outros bens necessários, como por exemplo, ferramentas, peles e alimentos.

Esse tipo inicial de empreendedorismo continuou por milênios. As tribos de caçadores-coletores trocavam mercadorias de diferentes partes de suas respectivas regiões para fornecer um benefício geral para sua tribo.

A primeira grande mudança no empreendedorismo ocorreu durante a Revolução Agrícola, que ocorreu há cerca de 12.000 anos.

Você provavelmente já conhece a história da Revolução Agrícola, mas aqui vai um breve lembrete: os humanos começaram a domesticar plantas e animais. Em vez de ter que vagar, forragear e caçar seus alimentos em diferentes regiões ao longo do ano, as populações humanas poderiam permanecer estacionárias em um local e cultivar a terra.

Esta foi uma mudança fundamental na história humana. Aldeias e cidades começaram a se desenvolver perto de terras férteis. Não havia mais a necessidade de todos na comunidade estarem diretamente envolvidos com a produção de alimentos. As pessoas não precisavam passar o dia todo caçando e coletando para seu próprio sustento – era mais eficiente deixar um número menor de agricultores cuidar da produção de alimentos enquanto o restante da população se concentrava em outras tarefas.

Ponto chave do empreendedorismo

Empreender é solucionar problemas de um grupo de pessoas. Desde o início dos tempos buscamos soluções práticas e inteligentes para o conforto da sociedade e, assim, fazer com que prospere e encontre novas oportunidades de crescimento.

O que é empreendedorismo?

O termo empreendedorismo é a ação de fazer acontecer, de empreender algo, executar – realizar e, no mundo dos negócios é também é colocar o mercado em movimento.

O empreendedorismo visa resolver as dores, os problemas, de um grupo de pessoas em comum.

Por exemplo: iniciar uma ação com os vizinhos para aumentar a segurança do bairro, ou ainda, desenvolver um software para solucionar um problema em comum de empresas do mesmo segmento.

Dicas e Conteúdos de Empreendedorismo e Marketing Digital

Bem-vindo ao portal da CuboUP, onde você encontrará Conteúdos Incríveis de Marketing e Empreendedorismo, distribuímos todo o portal da CuboUP com ideias para você dar um UP nas vendas e alcançar o sucesso tão desejado nos negócios.

Você que está em busca de novos horizontes e percebe que existem oportunidades a sua frente, está na hora de ter ação e, colocar em prática seus conhecimentos para transformar seu projeto num negócio rentável, então confira essas Dicas para Empreender com Sucesso.

Devemos ter em mente que traçar estratégias eficientes de Marketing Digital em grande parte trazem resultados incríveis para seu negócio, portanto, se deseja alavancar as vendas é importante que monte um plano organizado e siga criteriosamente para chegar nos objetivos desejados, portanto, confira neste artigo Dicas de Marketing Digital para Aumentar suas Vendas.
Desejamos sucesso em seu projeto e lembre-se, conte sempre com a CuboUP para ajuda com dicas incríveis para alavancar seu negócio! Boa Leitura 🙂

Pontos que todo empreendedor precisa focar

No portal de conteúdos da CuboUP, você encontrará milhares dicas e conteúdos sobre Empreendedorismo, Marketing, Gestão de Pessoas e Organização. Entre os mais diversos pontos de vistas abordados nos conteúdos, você vai se deparar com maior frequência nesses 7 quesitos. Visão, Paixão, Motivação, Assumir Riscos, Curiosidade, Criatividade e Confiança.

Os empreendedores são pessoas especiais. Eles veem oportunidades em cada serviço, produto, mesmo que sejam de baixa qualidade e as necessidades não são atendidas.

Mas aqui no portal da CuboUP você encontrará o segredo do sucesso para empreender: grandes proprietários de negócios são forjados, não nascem com este espírito empreendedor. Os empreendedores que chegaram às manchetes trabalharam anos antes de seus negócios se tornarem “sucessos da noite para o dia”.

Você precisa aprender a ser ótimo no que faz; o empreendedorismo é apenas mais um conjunto de habilidades para adicionar ao seu repertório. Se você está pensando em abrir uma loja – ou já decidiu – esses traços de personalidade lhe darão uma vantagem extra.

Confira também uma incrível seleção de Cursos Online.

7 características essenciais para se tornar um empresário de sucesso:

  1. Visão
  2. Paixão
  3. Motivação
  4. Assumindo riscos
  5. Curiosidade
  6. Criatividade
  7. Confiança

1. Visão empreendedora

Cada empreendimento começa com uma visão. Quais são os seus sonhos para o negócio que está construindo? Como o mundo será diferente por causa do seu produto, serviço ou organização? Uma declaração de visão é uma ótima ferramenta para ajudá-lo a comunicar suas esperanças ao seu público e pode manter você e seus funcionários focados no essencial.

Depois de embrulhar sua grande visão em um pacote organizado, explique seu plano para alcançar esse ideal elevado. Transforme essa torta no céu em etapas práticas, definindo suas metas de negócios. Não há problema em se desafiar aqui, mas seus objetivos de negócios devem ser SMART (específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e limitados no tempo) e claramente vinculados à sua declaração de visão.

Essas duas ferramentas fundamentais serão críticas quando você começar a construir sua marca.

 

2. Paixão empreendedora

O termo é usado em demasia e muitas vezes abusado, mas a paixão é um traço característico do empresário. Você tem que se preocupar com o que está fazendo. A doce isca do lucro imundo não o ajudará nos tempos difíceis. Se ganhar dinheiro é a única razão pela qual você precisa abrir seu próprio negócio, vá mais fundo. Nem todo novo empreendimento vai curar o câncer ou acabar com a fome no mundo, mas você precisa de um “porquê” verdadeiramente humano por trás de seus esforços.

Seu negócio deve estar alinhado com algo que ressoe com você. Isso não significa que você será pago para realizar sua atividade favorita o dia todo, infelizmente, mas ter um negócio relacionado a algo que você faria de graça é uma vantagem real.

Se os carros clássicos aceleram o motor, o conserto ou os detalhes do carro podem não ser um trabalho penoso das 9 às 5. Se você adora jardinagem, abrir uma loja de plantas ou floricultura faz sentido – e com o tempo, pode ganhar dinheiro também.

 

3. Motivação empreendedora

Sejamos claros: quase sempre é mais fácil ser um funcionário. Claro, há um certo prestígio em ser seu próprio patrão, mas o glamour não paga as contas, e o trabalho não se sai sozinho.

Ninguém vai te empurrar para fora da cama cedo todos os dias ou te dar pontos de brownie por queimar o óleo da meia-noite. Administrar uma empresa é um trabalho árduo e pode demorar um pouco até que seus esforços dêem frutos. As chances de sua empresa sobreviver aos primeiros cinco anos de existência são cerca de 50/50 – e isso não é porque metade de todos os proprietários de empresas simplesmente desiste.

Uma maneira de aumentar sua taxa de sucesso é controlando os custos. Negócios baseados em casa normalmente têm despesas mais baixas e geram lucros mais rapidamente. E começar um negócio online também pode reduzir riscos e despesas gerais. Não importa a abordagem que você adote, entretanto, você terá que ter algo extra em seu tanque de combustível motivacional para continuar quando os desafios inevitáveis surgirem.

 

4. Assumir riscos como empreendedor

Você se sente confortável com o risco? Ser seu próprio patrão tem uma alta pontuação no espectro de recompensas, mas o outro lado da moeda é o risco, e você deve se sentir confortável com isso. Essa atitude arriscada e arriscada é um aspecto essencial da mentalidade empreendedora.

Esteja você lançando um grande empreendimento ou mergulhando na água, você terá contratempos. Esteja preparado para problemas de fluxo de caixa, falhas de fornecedores, crises de funcionários, crises econômicas e, sim, até mesmo pandemias globais.

E esteja preparado para falhar. Se o seu negócio não se mantiver à tona, isso não significa que seus sonhos empreendedores estão frustrados. Talvez tenha sido a ideia errada, a abordagem errada ou apenas o momento errado. Faça uma autópsia completa em seu falecido e aprenda como falhar melhor da próxima vez. Como Winston Churchill disse: “O sucesso é apenas cambalear de fracasso em fracasso, sem perda de entusiasmo”.

 

5. Curiosidade empreendedora

Você acha que sabe tudo o que há para saber sobre a sua área de negócios? Se você disse sim, pode estar se enganando.

Uma característica essencial dos empreendedores de sucesso é sempre fazer mais e melhor. Mesmo que você seja mundialmente conhecido em sua área de especialização, sempre encontrará algo mais para aprender sobre como gerenciar seus negócios de forma eficaz. Um produto superior ainda pode falhar se o seu marketing não for eficaz (Betamax, alguém?). E até que ponto você fica confiante quando se trata de manter suas contas em dia e seus impostos em ordem ?

Saber que você não sabe tudo é um ótimo ponto de partida. Você sempre pode contratar a experiência de que não tem ou deixar que seu contador ou software de negócios cuide de parte da contabilidade. Enquanto isso, continue aprendendo.

6. Criatividade empreendedora

A personalidade do empresário é criativa. Em 1985, quando Steve Jobs foi forçado a deixar a empresa que co-fundou, ele não desistiu. Em vez disso, ele tentou algo diferente: animação. Com um investimento de US $ 10 milhões, ele mudou o cenário do cinema e fez da Pixar um nome familiar, embolsando bons US $ 7,5 bilhões em lucros ao longo do caminho.

Uma mentalidade criativa ajuda você a superar a concorrência e encontrar novas maneiras de atender seus clientes.

A criatividade o ajuda a identificar oportunidades de negócios no dia a dia. Não tente simplesmente superar a concorrência de forma incremental. Em vez disso, sempre pergunte como seu produto ou serviço poderia ser melhor. Certifique-se de que a criatividade seja incorporada ao seu fluxo de trabalho. E recompensar os membros da equipe dispostos a quebrar algumas regras em nome da inovação.

 

7. Confiança de empreendedor

O orgulho vem antes da queda, mas você nunca pode ter muita confiança. Se você estabeleceu as bases estabelecendo sua declaração de visão e metas de negócios, você tem um lugar suave para pousar quando as coisas ficarem difíceis.

Você terá dias (ou semanas ou meses) em que as coisas não vão bem, os problemas parecem opressores e seu trabalho simplesmente não é mais “divertido”. Mas lembre-se por que aceitou esse desafio em primeiro lugar e não subestime seu melhor ativo: você!

O simples fato de começar seu próprio negócio o coloca em um quadro de elite de ousados e capazes. Você identificou uma oportunidade e a agarrou. A confiança é uma característica pessoal que pode ser cultivada. Se você tem momentos em que está se sentindo fora do seu alcance, recue em seus pontos fortes e construa a partir daí. Você já sabe muito sobre seu negócio e pode aprender qualquer habilidade que lhe falte.

Quebre os obstáculos em pedaços menores e enfrente-os um de cada vez. Melhor ainda, veja a oportunidade escondida atrás de cada obstáculo. Por exemplo, as empresárias muitas vezes enfrentam obstáculos adicionais para se estabelecerem, mas isso pode criar um clima em que mulheres bem-sucedidas compartilharão seus segredos e serão mentoras de quem está começando.

Você tem o que é preciso?

Tudo que você precisa para começar no negócio é o desejo de fazer acontecer. Se para você falta algumas – ou todas – essas características, não desanime. Comece onde você está e comprometa-se a ficar um pouco melhor a cada dia. Um dia, você também será um “sucesso da noite para o dia”.

E a CuboUP está aqui para te ajudar, com conteúdos incríveis de empreendedorismo e marketing, além de cursos práticos. Empreenda!