- Visão
- Paixão
- Motivação
- Assumindo riscos
- Curiosidade
- Criatividade
- Confiança
1. Visão empreendedora
Cada empreendimento começa com uma visão. Quais são os seus sonhos para o negócio que está construindo? Como o mundo será diferente por causa do seu produto, serviço ou organização? Uma declaração de visão é uma ótima ferramenta para ajudá-lo a comunicar suas esperanças ao seu público e pode manter você e seus funcionários focados no essencial.
Depois de embrulhar sua grande visão em um pacote organizado, explique seu plano para alcançar esse ideal elevado. Transforme essa torta no céu em etapas práticas, definindo suas metas de negócios. Não há problema em se desafiar aqui, mas seus objetivos de negócios devem ser SMART (específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e limitados no tempo) e claramente vinculados à sua declaração de visão.
Essas duas ferramentas fundamentais serão críticas quando você começar a construir sua marca.
2. Paixão empreendedora
O termo é usado em demasia e muitas vezes abusado, mas a paixão é um traço característico do empresário. Você tem que se preocupar com o que está fazendo. A doce isca do lucro imundo não o ajudará nos tempos difíceis. Se ganhar dinheiro é a única razão pela qual você precisa abrir seu próprio negócio, vá mais fundo. Nem todo novo empreendimento vai curar o câncer ou acabar com a fome no mundo, mas você precisa de um “porquê” verdadeiramente humano por trás de seus esforços.
Seu negócio deve estar alinhado com algo que ressoe com você. Isso não significa que você será pago para realizar sua atividade favorita o dia todo, infelizmente, mas ter um negócio relacionado a algo que você faria de graça é uma vantagem real.
Se os carros clássicos aceleram o motor, o conserto ou os detalhes do carro podem não ser um trabalho penoso das 9 às 5. Se você adora jardinagem, abrir uma loja de plantas ou floricultura faz sentido – e com o tempo, pode ganhar dinheiro também.
3. Motivação empreendedora
Sejamos claros: quase sempre é mais fácil ser um funcionário. Claro, há um certo prestígio em ser seu próprio patrão, mas o glamour não paga as contas, e o trabalho não se sai sozinho.
Ninguém vai te empurrar para fora da cama cedo todos os dias ou te dar pontos de brownie por queimar o óleo da meia-noite. Administrar uma empresa é um trabalho árduo e pode demorar um pouco até que seus esforços dêem frutos. As chances de sua empresa sobreviver aos primeiros cinco anos de existência são cerca de 50/50 – e isso não é porque metade de todos os proprietários de empresas simplesmente desiste.
Uma maneira de aumentar sua taxa de sucesso é controlando os custos. Negócios baseados em casa normalmente têm despesas mais baixas e geram lucros mais rapidamente. E começar um negócio online também pode reduzir riscos e despesas gerais. Não importa a abordagem que você adote, entretanto, você terá que ter algo extra em seu tanque de combustível motivacional para continuar quando os desafios inevitáveis surgirem.
4. Assumir riscos como empreendedor
Você se sente confortável com o risco? Ser seu próprio patrão tem uma alta pontuação no espectro de recompensas, mas o outro lado da moeda é o risco, e você deve se sentir confortável com isso. Essa atitude arriscada e arriscada é um aspecto essencial da mentalidade empreendedora.
Esteja você lançando um grande empreendimento ou mergulhando na água, você terá contratempos. Esteja preparado para problemas de fluxo de caixa, falhas de fornecedores, crises de funcionários, crises econômicas e, sim, até mesmo pandemias globais.
E esteja preparado para falhar. Se o seu negócio não se mantiver à tona, isso não significa que seus sonhos empreendedores estão frustrados. Talvez tenha sido a ideia errada, a abordagem errada ou apenas o momento errado. Faça uma autópsia completa em seu falecido e aprenda como falhar melhor da próxima vez. Como Winston Churchill disse: “O sucesso é apenas cambalear de fracasso em fracasso, sem perda de entusiasmo”.
5. Curiosidade empreendedora
Você acha que sabe tudo o que há para saber sobre a sua área de negócios? Se você disse sim, pode estar se enganando.
Uma característica essencial dos empreendedores de sucesso é sempre fazer mais e melhor. Mesmo que você seja mundialmente conhecido em sua área de especialização, sempre encontrará algo mais para aprender sobre como gerenciar seus negócios de forma eficaz. Um produto superior ainda pode falhar se o seu marketing não for eficaz (Betamax, alguém?). E até que ponto você fica confiante quando se trata de manter suas contas em dia e seus impostos em ordem ?
Saber que você não sabe tudo é um ótimo ponto de partida. Você sempre pode contratar a experiência de que não tem ou deixar que seu contador ou software de negócios cuide de parte da contabilidade. Enquanto isso, continue aprendendo.
6. Criatividade empreendedora
A personalidade do empresário é criativa. Em 1985, quando Steve Jobs foi forçado a deixar a empresa que co-fundou, ele não desistiu. Em vez disso, ele tentou algo diferente: animação. Com um investimento de US $ 10 milhões, ele mudou o cenário do cinema e fez da Pixar um nome familiar, embolsando bons US $ 7,5 bilhões em lucros ao longo do caminho.
Uma mentalidade criativa ajuda você a superar a concorrência e encontrar novas maneiras de atender seus clientes.
A criatividade o ajuda a identificar oportunidades de negócios no dia a dia. Não tente simplesmente superar a concorrência de forma incremental. Em vez disso, sempre pergunte como seu produto ou serviço poderia ser melhor. Certifique-se de que a criatividade seja incorporada ao seu fluxo de trabalho. E recompensar os membros da equipe dispostos a quebrar algumas regras em nome da inovação.
7. Confiança de empreendedor
O orgulho vem antes da queda, mas você nunca pode ter muita confiança. Se você estabeleceu as bases estabelecendo sua declaração de visão e metas de negócios, você tem um lugar suave para pousar quando as coisas ficarem difíceis.
Você terá dias (ou semanas ou meses) em que as coisas não vão bem, os problemas parecem opressores e seu trabalho simplesmente não é mais “divertido”. Mas lembre-se por que aceitou esse desafio em primeiro lugar e não subestime seu melhor ativo: você!
O simples fato de começar seu próprio negócio o coloca em um quadro de elite de ousados e capazes. Você identificou uma oportunidade e a agarrou. A confiança é uma característica pessoal que pode ser cultivada. Se você tem momentos em que está se sentindo fora do seu alcance, recue em seus pontos fortes e construa a partir daí. Você já sabe muito sobre seu negócio e pode aprender qualquer habilidade que lhe falte.
Quebre os obstáculos em pedaços menores e enfrente-os um de cada vez. Melhor ainda, veja a oportunidade escondida atrás de cada obstáculo. Por exemplo, as empresárias muitas vezes enfrentam obstáculos adicionais para se estabelecerem, mas isso pode criar um clima em que mulheres bem-sucedidas compartilharão seus segredos e serão mentoras de quem está começando.
Você tem o que é preciso?
Tudo que você precisa para começar no negócio é o desejo de fazer acontecer. Se para você falta algumas – ou todas – essas características, não desanime. Comece onde você está e comprometa-se a ficar um pouco melhor a cada dia. Um dia, você também será um “sucesso da noite para o dia”.
E a CuboUP está aqui para te ajudar, com conteúdos incríveis de empreendedorismo e marketing, além de cursos práticos. Empreenda!