10 Dicas para se Tornar um Empreendedor de Sucesso

Escrito por: Equipe CuboUP
Leitura: 4 min
A Equipe CuboUP é apaixonada por apoiar e desenvolver empreendedores, entendemos que são os motores de uma nova economia no Brasil. Trouxemos alguns insights e conselhos de proprietários de empresas que conseguiram sobreviver nos primeiros três anos de negócios.
10 Dicas para se Tornar um Empreendedor de Sucesso
Empreendedor de Sucesso

Tópicos do Conteúdo

Avalie post

Aqui está uma coleção de 10 dos nossos melhores conselhos para ajudá-lo a se tornar um empreendedor de sucesso.

Confira Também: Cursos para Empreendedores

1. Tenha um plano de negócios sólido

O planejamento de um empreendedor desempenha um papel crucial no sucesso de qualquer negócio. Um plano de negócios é portanto, um bom ponto de partida

Definindo suas habilidades, seus pontos fracos, o que você oferece, como é único no seu segmento, mas também como você planeja aumentar sua oferta.

Além disso, tente se preparar mentalmente para qualquer coisa que possa dar errado “num futuro próximo” e como você lidaria com isso.

Por exemplo, o que acontece se você se machucar e não puder trabalhar? E se os clientes pagarem com um mês de atraso? E se um desastre climático afetar sua empresa? Ou um fornecedor confiável vai à falência?

2. Prepare-se para os desafios financeiros

A maioria das mais de 600 pequenas empresas que entrevistamos na pesquisa inicial da CuboUP disseram que o fluxo de caixa era de longe o maior desafio.

Portanto, lide com os golpes de fluxo de caixa economizando para um mês de despesas ou sendo criativo ao reduzir suas despesas gerais.


Confira Também: Cursos para Empreendedores


Você pode oferecer aos clientes um desconto se eles pagarem à vista ou em volume maior, ou até mesmo um incentivo – por exemplo, pague 10% a menos se entregar seu produto ou serviço uma semana antes.

Faça o que puder, seja extremamente cuidadoso com as dívidas, este é um dos maiores assassinos do sucesso das pequenas empresas.

3. Seja econômico: lembre-se de que você é uma startup

Resista à tentação de gastar em escritórios sofisticados, equipamentos caros, bem como marketing exagerado. O sustento de sua empresa depende do que está em sua carteira, portanto, cada real e cada centavo devem ser verificados três vezes.

Mantenha uma sobrecarga baixa e gerencie seu fluxo de caixa com eficácia.

Para alguns empresários sobreviventes durante a pandemia, isso significou abrir mão de uma loja física no início e vender seus produtos em parceiros online alocando seus produtos em depósitos compartilhados, ou seja, planejamento é essencial para encontrar soluções viáveis para seu negócio.

4. Não tenha medo de pedir ajuda

Existem muitos recursos por aí para ajudar com seu networking, compartilhamento de conhecimento e aconselhamento.

Networking não é apenas para novas oportunidades de negócios; pode ser uma excelente fonte de apoio e novas ideias.

Participe de eventos. Não hesite em pedir conselhos às pessoas ao seu redor (como seu intermediário, gerente de banco, proprietário ou empresas vizinhas) ou fóruns online e grupos de comunidades do Facebook e no Linkedin em sua área.

5. Coloque sua fé em um mentor de confiança

Pode ser um membro da família, ex-chefe ou colega ou até mesmo uma fonte online ou blog confiável.

Um mentor é uma caixa de ressonância inestimável: alguém que esteve onde você está, alguém com quem você pode fazer check-ins regulares e além disso, sem julgamentos.

Veja, 61,9% dos entrevistados em nossa pesquisa não tinham mentores, no entanto, aqueles que tiveram disseram que descobriram que mentores têm um impacto significativamente positivo em seus negócios.

“Meu mentor me empurrou para além dos meus maiores medos”, disse uma empresária que participou de nossa pesquisa. “Não é alguém que vai assumir seu negócio”, “É alguém que vai direcionar e ajudar você.”

6. Marketing com um orçamento apertado

O marketing do seu novo negócio é extremamente importante, mas não precisa custar muito.

A mídia social é sua amiga, criar sua página de negócios no Facebook é grátis e ajudará na sua classificação de pesquisa online. O mesmo ocorre com o envio do URL do seu site a mecanismos de pesquisa como Google e Bing – é totalmente gratuito.

Fique atento também aos grupos comunitários do Facebook, alguns exigem uma pequena taxa de publicidade, enquanto outros permitem que você anuncie seu negócio em determinados dias da semana. O ponto principal do marketing é tentar tudo e qualquer coisa.

Você não saberá o que funcionará para você até tentar.

Veja Também: Biografia de João Appolinário, Mega Empreendedor e Fundador da Polishop

7. Cuide do número um

O empreendedorismo é um estilo de vida, os dias das 9 às 18 acabaram.

Isso não quer dizer que você deva trabalhar duro. Então, faça exercícios regularmente, alimente-se de maneira saudável e encontre tempo para relaxar ou você acabará sendo menos produtivo.

Dos entrevistados da nossa pesquisa, 64% disseram que tiveram que abrir mão de um tempo precioso com sua família e amigos devido às responsabilidades de trabalho.

Trabalhar em suas habilidades de gerenciamento de tempo o ajudará a reservar tempo suficiente em seu dia para passar com seus entes queridos.

8. Construa uma equipe que compartilhe sua visão para ser um empreendedor de sucesso

É simples: ótimas pessoas fazem uma ótima empresa.

Conforme sua empresa cresce, pode ser necessário contratar funcionários. Em primeiro lugar, reserve um tempo para entrevistar as pessoas minuciosamente para garantir que elas se encaixem em sua cultura e compartilhem seus valores.

Em segundo lugar, pode ser difícil deixar de fazer, mas é importante aprender a delegar tarefas.

Finalmente, não espere que as pessoas sejam seus clones. Então, esteja aberto a novas opiniões e sugestões. É sempre bom ter novas perspectivas sobre as velhas formas de trabalhar.

9. Nunca pare de aprender

Começar o seu próprio negócio é um processo constante de crescimento e aprendizagem.

É importante enriquecer-se com habilidades práticas e emocionais. Dê uma olhada em recursos de cursos online gratuitos ou de baixo custo aqui na CuboUP.

Afie suas habilidades de projeto ou gerenciamento de tempo, aprenda um novo programa de software ou aprenda a executar suas próprias campanhas de mídia social.

Você também pode trabalhar em suas habilidades de gestão, apresentação, bem como motivação. Se você viaja muito, podcasts e coisas como as palestras TED são ótimas maneiras de se inspirar, mas também servem para se educar.

10. Proteja seu empreendimento

Os melhores empreendedores não buscam riscos, procuram mitigar riscos.

O seguro para pequenas empresas é uma das melhores maneiras de cuidar do seu sustento e além disso, é mais acessível do que você pensa, procure por empresas sérias e especializadas para ajudar com essa tarefa.

Certifique-se de que seu estoque, bem como instalações preciosas estejam cobertos em caso de emergência, como incêndio ou roubo.

Conclusão para empreendedor de sucesso

Ser empreendedor não é uma tarefa fácil, mas é possível alcançar o sucesso desde que esteja disposto a isso!

Invista seu tempo em planejamento, depois de planejar. Volte à prancheta e revise seu planejamento. Esteja certo de que seu projeto está indo no caminho que almeja.

Desejamos sucesso!

Confira mais dicas de: Empreendedorismo e Marketing
Veja também outros portais da CuboUP: Cursos para Empreendedores e Ferramenta de SEO

Conteúdos para empreendedores CuboUP

A CuboUP é um portal de conteúdos completos para empreendedores. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas.

Além dos conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.

Confira as ferramentas e cursos da CuboUP. Nosso propósito é auxiliar o desenvolvimento do seu negócio!